
Copa do Mundo, comunhão entre os povos...existe país legal e país mala? Do bem e do mal? A África do Sul, por exemplo. A gente deve odiar o país das vuvuzelas por causa delas e do apartheid, ou a superação do regime escroto, Madiba à frente, é o mais importante? Já ouvi gente boa dizer que nem a África gosta da África do Sul, que por causa da história e do tipo de colonização, seria menos África, ou nem isso. Confesso que não sei.
Cada país da Copa poderia ser analisado à parte, setinha pra baixo, pra cima ou pro lado, bem pesados os prós e contras. Mesmo os mais bizarros, sobre os quais temos bem poucas informações, começando pelas mais básicas, como a localização. Não é por ter chutado o salto da Espanha que a Suíça subiu no meu conceito. O que sabemos deste estranho país além de ter escondido o ouro dos nazi (chocolate e vaquinha não vale)? Seta pra baixo. México? Seta pra cima, dispensa explicações. A lista poderia continuar, indefinidamente. O que não é o caso.
Mas que caso curioso é o Uruguai, que alguns confrades simpaticamente escrevem no original, com Y. A pátria do famigerado Gigghia, uma fazendona com uma cidade-fantasma no meio, goza nesta confraria de uma admiração única. Depois de empatar com uma decadente França e de uma goleada sobre os ingênuos bafana, a Celeste parece que vai mesmo carimbar o passaporte para a próxima fase. Mas continuo concordando comigo: oitavas tá de muito bom tamanho para os bebedores de mate do além-Chuí.
Era de se esperar comentário infeliz do menino do rio. Num momento em que vê sua liderança ameaçada sai atirando para todos os lados. Uma tentativa infeliz de jogar areia em olhos marejados pelo triunfo celeste.
ResponderExcluirApequene-se em sua torcida pelos bleus, ou a liderança vai agora mesmo pro saco.
Sempre que leio esse tipo de comentário sobre a Banda Oriental, fico feliz.
ResponderExcluirFaçam isso mesmo..fiquem com o Leblon, Pinheiros, e toda a gente legal e feliz que entope esses lugares e esqueçam desse torrão de terra plana abençoado pelos homens e povoado pelo gado.
Faremos bom proveito.
México: tem uma pia de água benta com a seguinte placa: "favor não jogar sal na água". Quem é o espírito de porco que joga sal em água benta? Pior: Quem é que prova a água benta e reconhece que a mesma está salgada? Sem contar que eles fazem uma única pururuca de porco inteiro. Fantástico e surreal. Setinha muito pra cima!
ResponderExcluirAgora, Sr. Antonio, no UruguaY tem um bar de 1895. Isso é coisa MUITO séria. Seta pra cima pros bicampeões. Que aliás ensinaram que football association é diferente de football rugbi.